sábado, 18 de julho de 2015

CURSOS PROFISSIONAIS VS CURSOS CIENTÍFICOS HUMANISTICOS

noterize:

It’s raining outside in Belgium so I decided to take some notes while catching up on OITNB

Não concordo quando vêm para o meu lado dizer que os cursos profissionais são mais fáceis ou são cursos para burros. Sim, sou estudante num curso profissional. Até porque não há comparação entre uma coisa e outra. Dizerem que não temos trabalho nenhum nestes cursos? Mentira, todas as semanas tinha trabalhos para entregar, apresentar ou então testes. O facto de as disciplinas serem por módulos facilita? Sim, não discordo. Porque ao darmos o módulo de uma ponta à outra, somos avaliados num teste e sabemos que vai sair aquilo tudo, pois é só um tema. Enquanto que nos outros cursos imensa matéria é dada e nem sempre sai tudo. Como são os horários nos cursos profissionais? Nos primeiros anos tendem a ser uma carga horária excessiva, pelo menos eu sempre tive. Como é entrar no mundo do trabalho a partir do 11ºano? Têm que realizar alguma coisa para além do estágio? Foi uma experiência única. Temos logo outra visão das coisas, começamos a dar valor e a tornamo-nos mais independentes. Para além do estágio, realiza-se o relatório intermédio e final onde se fala do nosso trabalho, relações interpessoais, atividades, entidade e outros assuntos. Uma pessoa com grandes notas têm que ir obrigatoriamente para o curso de ciências e tecnologias? Discordo completamente. É óbvio que se fosse para este curso não deixaria de ter capacidades para obter ótimos resultados mas, vamos supor que a área que ele gosta é banco e seguros? Porque não ir para o curso profissional? Acho que cada pessoa devia seguir-se pelo aquilo que realmente gosta e que quer estudar pela frente. 

Talvez um dia fale do meu curso...

8 comentários:

  1. As pessoas não percebem que cada curso é difícil à sua maneira. Eu por exemplo, notava que as pessoas dizem que o curso de Línguas é mais fácil que o de Ciências. Quando não é verdade, eu esforçava-me tanto para conseguir todas as minhas notas e em momento algum achei o meu curso fácil.

    ResponderEliminar
  2. Tirei um curso profissional e é tão difícil como os outros :)

    ResponderEliminar
  3. É verdade aquilo que dizes... há países que só têm desses "cursos profissionais" que falas, e acredita que Portugal seria muito melhor com pessoas que aprendem desde cedo o custo da vida e a terem ideia do que é o mercado de trabalho. Eu confesso que, gosto da área de Ciências e Tecnologias (área da saúde mais propriamente), mas se não gostasse, perfeitamente teria ido para Hotelaria e Turismo, também foi algo que sempre me fascinou.

    ResponderEliminar
  4. Tens que falar :) Eu hoje em dia arrependo-me de ter ido para ciências e tecnologias e não ter pensado no assunto dos cursos profissionais!! Acho que é uma mais valia acabares o 12ºano já com estágios e com uma noção dessa realidade que muitos alunos do cursos 'não profissionais' vá xD não têm!! Acho uma parvoice a história do é cursos para burros. Burros e ignorantes são as pessoas que afirmam isso!

    ResponderEliminar
  5. Eu sempre vi os cursos profissionais como uma vertente muito mais prática (o que pode ajudar IMENSO!!), enquanto que os cursos científico-humanísticos são mais teóricos. Acho que a má fama que têm está relacionada com o facto de existirem algumas pessoas que os seguem por acharem que assim se podem "encostar à sombra da bananeira", e aqueles que vão para lá para trabalharem acabam por ser, infelizmente, também assim rotulados

    ResponderEliminar
  6. ESTAVA A VER QUE ERA PRECISO TE ASSASSINAR PARA VOLTARES AHAHAH

    ResponderEliminar